1º PASSO: Para começar os cuidados com a pele é necessário fazer uma boa limpeza. "Vivemos num ambiente, em geral, com bastante poluição, principalmente nas grandes cidades, portanto há muitos agentes oxidativos na pele", diz. "Então, limpar é muito importante. O melhor sabão é em mousse ou espuma, porque tem menos surfactante, fazendo uma limpeza eficaz, mas com pouca agressão e ressecamento".
2º PASSO: Depois de limpa, a pele deve ser tonificada. O tônico costuma ser esquecido da rotina, mas Alessandra afirma que é um produto muito importante para a cútis. "Ele equilibra o ph da pele, que pode ser alterado quando colocamos subtâncias, maquiagem e a expomos a toxinas. Quando o ph volta ao ideal, mantemos a barreira cutâneia íntegra, evitando infecções, inflamações e alergia", explica.
Além disso, o tônico prepara a cútis para receber outros produtos, como filtro solar, hidratante ou maquiagem, porque faz uma contração dos poros." A profissional diz ainda que no tônico é possível acrescentar princípios ativos clareadores, de efeito tensor ou de acordo a necessidade da pele, dando a ela um tratamento. Para quem tem uma rotina corrida, o produto pode ser usado apenas uma vez ao dia ao invés de manhã e à noite.
3º PASSO: Apesar da pele da brasileira ser mais oleosa por causa do clima quente, a dermatologista diz que todas precisam de hidratação. "O hidratante deve ser não comedogênico (que não desencadeia acne), e livre de óleos minerais (oil free).
Outro produto indispensável é o protetor solar. "O filtro é muito importante, principalmente no Brasil, porque o índice ultravioleta, que é quantidade de radiação solar que chega na terra, é alto. Então, todas as consequências da exposição da radiação solar são muito comuns no Brasil, como manchas, envelhecimento (porque o sol degrada o colágeno) e até mesmo câncer de pele. O filtro solar tem o papel de prevenir tudo isso, tanto as alterações de cunho estético quanto as mais graves".
Porque o produto deve ser aplicado faça chuva ou sol. "Num dia nublado, as nuvens pesadas barram só 10% da radiação ultravioleta. Então 90% da radiação está passando como se o sol estivesse aberto. Muitos subestimam as nuvens, mas até mesmo nesses dias nublados pode acontecer a queimadura solar."
Nenhum comentário:
Postar um comentário